TAUSCHKREES NORDEN A.S.B.L.

                                 

O que é o « Círculo de trocas Norte » ?

Nós somos uma comunidade cada vez maior de pessoas de todas as idades e de todas as camadas sociais que tem por objectivo entrajudar-se trocando serviços, trabalhos ou mesmo objectos.

 

O « Círculo de trocas » é também :

  • Uma contribuição para uma sociedade mais justa que ambiciona a coesão
  • Uma rede de comunicação
  • Um local de solidariedade e de experiênças económicas, educativas e sociais
  • Um projecto contra o isolamento humano crescente
  • Um modesto passo para combater a tendência de comercializar tudo e de ver o mundo inteiro em Euros
  • Uma iniciativa para promover valores humanos, como a amizade e o voluntariado
  • Uma iniciativa que visa a redescoberta e o incentivo de talentos adormecidos
  • Uma valorização do amor próprio : « Alguém precisa de mim »

 

Como é que o « Círculo de trocas » é valorizado ?

Todo o sistema de trocas funciona sem que os meios tradicionais de pagamento entrem em jogo. As prestações efectuadas são simplesmente valorizadas e pagas através de« pedras de troca » ("Tauschsteng"). Uma « pedra de troca » ("Tauschsteen") corresponde a um minuto de trabalho prestado ou então esta pode ser negociada entre os parceiros implicados. As « pedras de troca » assim obtidas podem então ser trocadas contra prestações de outros membros da comunidade.

 

Importante:

No entanto se a troca de serviços implicar custos materiais ou outros custos é necessário préviamente elucidar como é que estes custos serão valorizados. Antes da prestação de serviços os parceiros implicados tem de chegar a um acordo se esses custos são pagos com « pedras de troca » ou em Euros.

 

O que é que se pode trocar ?

Em suma, pode-se trocar quase tudo. Que seja tempo, sabedoria, conselhos, ajuda, objectos, não há práticamente limites do que se pode trocar. O que torna o sistema de trocas interessante, é que cada pessoa tem um certo talento, uma certa competência que pode trocar.

Alguns exemplos : Ajuda nos trabalhos de casa, decoração, tricô, corte de árvores, limpeza, traduções, cozinhar, cozer pão, etc.

Também se podem trocar « pedras de troca » contra objectos do quotidiano que já não precisamos e que fazem falta a outra pessoa.

 

Como é que o sistema funciona na prática ?

Todos os membros do « Círculo de trocas Norte » recebem um jornal onde têem acesso a um espaço reservado a esta página internet. Aí encontram um resumo geral de todos os membros, das ofertas e da procura. Segundo as necessidades, a pessoa contacta ela própria um outro membro para regular com ele a prestação a fornecer e o contravalor em « pedras de troca ». Após a execução da prestação, notam-se as « pedras de troca » obtidas num formulário specialmente concebido para este fim. Esse documento é transmitido à central para que as « pedras de troca » sejam contabilizadas na conta do membro em questão.

 

Agenda

4 Nov
Benefiziessen 2018
04.11.2018 12:00 - 16:00

Registrieren / Einloggen

Kontaktieren Sie uns